Vigilância em Saúde e Qualidade

1. RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012
Requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde.

Objetivo
Abrangência
Definições
Condições Organizacionais
Recursos Humanos e Atribuições
Segurança e Saúde no Trabalho
Infra-Estrutura
Equipamentos
Recepção, processos de Limpeza dos produtos para saúde
Desinfecção Química
Esterilização/ Monitoramento do Processo de Esterilização/ indicadores de CME e validação de limpeza
Armazenamento
Transporte
Gerenciamento de Resíduos

2. EMPRESAS TERCEIRIZADAS
Princípios que fundamentam a idéia da terceirização
Vantagens em terceirizar a CME/limpeza
Reuso/ legislações

3. INTERLIGAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA

4.GESTÃO DE SUPRIMENTOS (Compras, Contratos, Almoxarifado, Farmácia).
Objetivos em um hospital:
Abastecer a organização com bens e serviços;
Adquirir os bens e serviços em condições economicamente favoráveis na qualidade exigida.

5.GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS E PREDIAL.
Garantir a disponibilidade para uso de todas as instalações prediais. A manutenção predial é um processo que permeia toda instituição e não somente aquele setor nomeado habitualmente como manutenção. Os principais grupos de atividades da manutenção predial, ou, processos críticos são:
Garantir a atualização das plantas e projetos das instalações físicas prediais e especiais existentes em uma organização de saúde; inclui o projeto arquitetônico, elétrico (incluindo a subestação elétrica), hidráulico, gases medicinais, vapor, ar condicionado, caldeiras, combate a incêndio.
Estabelecer e implementar um programa de manutenção preventiva.
Estabelecer e implementar um programa de manutenção corretiva.
Estabelecer e implementar um programa de avaliação da obsolescência das instalações.

6.GESTÃO DE PESSOAS (Capacitação, Departamento Pessoal, Segurança e Medicina do Trabalho).
Caracterizado como apoio organizacional, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) gerencia pessoas – de forma a mobilizar o seu capital intelectual para produzir resultados estratégicos competitivos – e seu ambiente, para assegurar clima interno favorável.
A gestão de pessoas viabiliza a estratégia e diretrizes organizacionais por meio de ações para valorização profissional, capacitação, desenvolvimento e avaliação de comportamentos e percepções.
A moderna gestão de pessoas consiste em várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação de pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar.

7.GESTÃO DO FATURAMENTO
Processo
Gerar registros que demonstrem a entrega e aluguel de produtos, exames, equipamentos, instalações e serviços ao cliente dentro das regras acordadas comercialmente e gerar uma fatura cobrando estes itens dos clientes.
Disseminação das regras de relacionamento comercial por toda instituição
Aplicar as regras de relacionamento comercial e gerar os registroos que demonstrem a entrega e aluguel dos produtos e serviços pelos diversos setores produtivos e de apoio
Organizar os registros que comprovem a entrega e aluguel de produtos, exames, equipamentos, instaçlações e serviços ao cliente dentro das regras acordadas comenrcilamente e regsitros de autorização de uso e entrega dos produtos e serviços.
Gerar uma fatura para cobrança
Recurso de glosas

8.GESTÃO DO PROCESSO ASSISTENCIAL MULTIDISCIPLINAR: Gestão de Hotelaria (Higienização, Rouparia, Segurança Geral, Portaria, SND).
A organização hospitalar é um sistema complexo formado por diferentes sistemas que se interagem para entregar um produto/serviço ao paciente.
O macroprocesso é a ferramenta que utilizaremos para demonstrar esta interdependência entre os processos

9.GESTÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO
Conceitos sobre infecção.
Formação da CCIH.
Formulários da CCIH.
Importância do gestor no controle de infecção.
Padrões e cuidados que devem ser tomados pelos serviços de saúde visando à prevenção e controle dos índices de infecção.

10.SEGURANÇA DO PACIENTE EM CC, INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO

Metas internacionais sobre a segurança do paciente - Orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Joint Commission International.
Garantir a execução dos procedimentos recomendados.
Implantação dos processos que asseguram a realização da cirurgia certa, no paciente certo e no lado certo (processos de lateralidade e Time-out).

SÍTIO CIRÚRGICO
Critérios Nacionais de Infecções relacionadas à assistência à saúde

VALORIZAÇÃO DO TRABALHO
1. Qualidade de vida
2. Gestão participativa, descentralizada e de valorização e respeito aos colaboradores
3. Ações para incentivar a qualidade de vida dos trabalhadores e humanizar as relações de trabalho e o atendimento aos usuários

RDC 15 e Segurança do Paciente - Reflexões no Trabalho em Centro Cirúrgico e Centro de Material de Esterilização.

NR32 – Tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

 

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